Os católicos comemoraram, nesta sexta-feira (12), o dia de Nossa Senhora Aparecida, na capital e no interior da Bahia. Na tradição, a santa é considerada a padroeira do Brasil.
Na cidade de Itabuna, região no sul, centenas de pessoas agradeceram graças obtidas a Nossa Senhora Aparecida. "Eu tive um acidente de carro e fiquei boa. Graças a Deus estou aqui andando", disse uma das fies.
Em Juazeiro, norte do estado, as homenagens foram na paróquia do bairro João Paulo II. Com os pés descalços e usando adereços, os fies lembraram a padroeira. Já em Vitória da Conquista, na região sudoeste, centenas de devotos comemoraram o dia com cânticos e orações. Nas missas, homenagens especiais também ao dia das crianças.
Na capital baiana, as comemorações começaram com uma alvorada na paróquia de Nossa Senhora Conceição Aparecida, no bairro do Imbuí. A igreja ficou cheia por todo o dia e muitos fiéis assistiram as missas do lado de fora, mesmo com chuva. "Ela é a padroeira e todos nós amamos ela. A gente tem que pelo menos prestar essa homenagem hoje", disse a professora Maristela Dias.
A devoção começou no século 18, quando três pescadores acharam a cabeça e o corpo da imagem negra da Imaculada Conceição em um rio em São Paulo. "Depois do encontro da imagem, houve uma pesca, que nós podemos dizer que foi milagrosa. Muitos peixes vieram. Eu acredito que este fato, este sinal, que vem com a permissão de Deus, tem um sentido mais profundo. Tem um momento em que Deus se manifesta e, quando ele se manifesta, as graças vêm", explicou o padre Marcus Vinícius Farias. No fim da tarde, em mais uma demonstração de fé, os devotos saíram em procissão pelas ruas do Imbuí, em Salvador. Em Itambé a missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida foi realizada as 07:30 hs presidida pelo Pároco Pe. Juracy Marden.
Informações: G1/ Ba