domingo, 27 de maio de 2012

Festa de Pentecostes em Itambé

Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".


No primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus.

Quem é o Espírito Santo?
O Prometido por Jesus: "[...] ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito, que procede do Pai e do Filho: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho [...]" (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.


Em Itambé, a celebração de Pentecoste foi realizada as 09 h na igreja matriz e foi presidida pelo Pe. Juracy Marden que durante a reflexão do evangelho ressaltou os 7 dons do Espírito Santo, e o belo hino que a Liturgia utiliza nesse dia. Ao término da missa, o programa de integração AABB-Comunidade em homenagem ao mês mariano, relembrou a bela passagem bíblica de Ester, a grande Mulher do antigo testamento que desposou o rei Assuero para proteger o seu povo, e também apresentou um coral onde crianças e adolescentes cantaram músicas em homenagem a mãe de Jesus.









segunda-feira, 21 de maio de 2012

Hoje Livre Sou .. Com Belo e Pe. Marcelo

Confiram este vídeo onde o cantor Belo interpreta a canção "Hoje Livre Sou" do Ministério Adoração e Vida na gravação do seu DVD de 10 anos de carreira, com participação do Pe. Marcelo.

Festa em Louvor a São José Operário - 2012

Imagem de São José Operário

A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres." 

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24).
São José Operário, rogai por nós!

Reza do Terço Pelas Ruas da Comunidade

1º Dia do Tríduo 

2º Dia do Tríduo em Louvor a São José e Festa da Comunidade São Marcos

2º Dia do Tríduo em Louvor a São José e Festa da Comunidade São Marcos

II Gincana Catequética 

3º Dia do Tríduo em Louvor a São José

Alvorada Festiva

Alvorada Festiva

Alvorada Festiva

Café Partilhado 

Crianças Ajudam na Limpeza do Ambiente 

Crianças Ajudam na Limpeza do Ambiente

Limpeza do Ambiente

Missa em Louvor a São José

Missa em Louvor a São José
Procissão de São José Operário

Procissão de São José Operário

Missa em Louvor a São José Operário

Missa em Louvor a São José Operário



Mensagens para refletir

sábado, 19 de maio de 2012

Encontro mundial reunirá jovens carismáticos no Brasil em julho


Jovens líderes da Renovação Carismática Católica (RCC) de todo o mundo têm um destino em comum para 2012. Eles estarão reunidos entre os dias 10 e 15 de julho na cidade de Foz do Iguaçu, Brasil, para mostrar que sua esperança está em um só nome: Jesus. Assim será o Encontro Mundial de Jovens da Renovação Carismática Católica, primeiro evento com a proposta de reunir a juventude do Movimento de diversos cantos do globo.

Sob o tema “Em Jesus, as nações porão sua esperança” (cf. Mt 12,21), o encontro será uma oportunidade de partilha fraterna da juventude que participa da Renovação Carismática Católica em diversos países do mundo. Orações, pregações, workshops: um momento de mostrar o que é ser um jovem que busca difundir a Cultura de Pentecostes onde quer que esteja.

Além dos momentos citados, a programação incluirá uma grande procissão que partirá de três países diferentes rumo a catedral de Foz do Iguaçu e um painel no qual serão mostrados testemunhos jovens que vivem em países nos quais o cristianismo é perseguido.

A expectativa é de que cinco mil jovens compareçam ao evento. A realização do encontro em Foz do Iguaçu visa justamente o acesso de pessoas de outros países, já que a cidade fica na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e fica próxima de aeroportos com grande quantidade de voos internacionais. Já há inscrições confirmadas de 26 países.

Os estrangeiros também poderão se engajar em quatro atividades missionárias opcionais que serão oferecidas na semana que antecede o evento. São elas: Missão Marajó, na região amazônica, Universidades Renovadas, em Maringá (PR), Jesus no Litoral, em São Luís, e Missão Puerto Iguazú, na cidade argentina de mesmo nome.

O Conselho do Serviço Internacional da RCC (ICCRS), órgão de articulação internacional do Movimento, estará presente com seus 18 membros, já que o evento também faz parte da preparação da RCC para a celebração do seu grande jubileu de ouro, a ser comemorado no ano de 2017.

As inscrições, assim como mais informações sobre o evento, podem ser encontradas no sitehttp://www.mundial2012.rccbrasil.org.br, disponível em português, espanhol, italiano, inglês e francês.

Presenças confirmadas:

Michelle Moran (Inglaterra) – presidente do ICCRS
Irmão James Shin (Coreia do Sul) – comissão da juventude do ICCRS
Christof Hemberger (Alemanha) – comissão da juventude do ICCRS
Padre Emmanuel Tusiime (Uganda) – comissão da juventude do ICCRS
Susan Nakkazi (Uganda/Coreia do Sul/Holanda) – Ministério Jovem
Patty Mansfield (EUA) – pioneira da RCC
Jim Murphy (EUA) – diretor do Instituto de Formação

Países com inscrições confirmadas:

África: Congo
, Costa do Marfim, Egito, 
Gâmbia, 
Gana
, Togo
 e Uganda
América: Argentina, Bolívia, Brasil, 
Canadá
, Chile, 
Colômbia, Costa Rica, 
El Salvador, Estados Unidos, Peru
, República Dominicana e Venezuela
Ásia: Cingapura, Coreia do Sul e Paquistão
Europa: Albânia, Alemanha, Inglaterra e Itália
Oceania: Austrália
 e Papua Nova Guiné
Fonte: Jovens Conectados

Bispo pede Jornada Mundial da Juventude na África


O secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, dom Barthélemy Adoukonou, natural de Benin, animou a juventude a pedir ao papa Bento XVI uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na África, depois da edição no Rio de Janeiro, em 2013.

No último dia 2 de maio, na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, dom Adoukonou explicou que, depois do Brasil, a África poderia ser o próximo território em acolher os jovens católicos do mundo todo.

"Faremos tudo o que seja possível para impulsionar à juventude a que peça ao Santo Padre que, se nós somos pulmões da humanidade, por que não ser também pulmões da juventude cristã e africana?"

A primeira vez que surgiu o tema de uma JMJ africana foi em Rocca di Papa (Roma), durante um encontro celebrado no final de março, entre o comitê organizador da JMJ de Madrid 2011 e Rio 2013.

Além disso, Bento XVI durante a viagem apostólica a Benin, do dia 18 ao 20 de novembro de 2011, afirmou que a África é o novo continente da esperança, e em numerosas ocasiões indicou que também é o pulmão da humanidade.

"Eu estou muito contente”, afirmou Dom Adoukonou. “É um desafio para futuro. Devemos começar desde já a insistir nisto e convidar o Santo Padre a ter presente a África na próxima escolha".

Ao ser perguntado sobre o país onde se poderia celebrar o evento, dom Adoukonou indicou que "se tivesse que escolher, seria em Yamoussoukro, capital da Costa do Marfim, que é onde está a réplica da Basílica de São Pedro do Vaticano”.

A Basílica à qual se refere o secretário do Pontifício Conselho para a Cultura é dedicada a Nossa Senhora da Paz. O templo foi consagrado pelo papa João Paulo II no dia 10 de setembro de 1990, é a maior igreja da África, e um dos maiores lugares de culto cristão do mundo.
Fonte: CNBB

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Destaques da Premiação

Na edição 2012 do troféu Louvemos ao Senhor, os destaques foram para as cantoras Adriana Arydes e Alessandra Salles, levando cada uma três troféus.


Confira os vencedores da 4º edição do Troféu Louvemos ao Senhor



 

Mês de maio, mês de festa em Itambé

Foto: O Arauto de Itambé/Edição: Católicos de Itambé
Maria vem sendo venerada, de modo especial, com piedade, devoção e entusiasmo pelos católicos diariamente na Capela de Nossa Senhora das Graças em Itambé.

Grande tem sido o número de fiéis que acorrem todas as noites para o templo a fim de rezar o Terço e assistir à Missa celebrada pelo Pároco local o Revmo. Sr. Pe. Juracy Marden Mendes Pires. Dedicada cada noite à uma pré-figura de Maria extraída do Antigo Testamento, Nossa Senhora é o centro principal para o qual convergem as maiores homenagens dessa festa tradicional nessa Paróquia.

Portando seus belos estandartes de seda estampados com as pinturas de várias invocações da Virgem, as 50 Comunidades de Bases de todo o município procuram dar um tom específico à decoração do templo nessas noites memoráveis. Á medida que os dias vão se aproximando do seu término no dia 31, as paredes laterais desse templo mariano de tal modo ficam cheias desses belos estandartes que lhe dão um aspecto medieval.

É realmente edificante o clima festivo dessas noites de maio em Itambé. Maria reina, governa e vive no coração dos fiéis.

Troféu Louvemos ao Senhor

Nos últimos anos, a música católica, através do seus criadores, cantores e músicos, tem saído de dentro das igrejas e ido ao encontro do povo nos meios seculares, mostrando toda a riqueza da nossa cultura, liturgia e o nosso jeito de viver o cristianismo. 

O Prêmio Nacional da Música Católica – Troféu Louvemos o Senhor, surgiu com a finalidade de premiar aqueles que estão envolvidos com a música dentro da visão na igreja católica. Artistas que praticam este ofício com excelência e tem se destacado na mídia, evangelizando com música de qualidade.

A nossa intenção é premiar o artista, cantor, músico, compositor, que tem se empenhado em produzir arte musical de qualidade, para evangelizar e animar a igreja dentro dos novos desafios de comunicação da boa nova do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nesta Quarta Edição estamos aumentando o numero de categorias para que possamos premiar, também, a música católica que é produzida no formato DVD, os criadores dos projetos gráficos das capas e embalagens de CD´s e DVD´s e a Personalidade Artística do Ano. Com isto estamos aumentando, cada vez mais, a nossa responsabilidade em produzir e zelar pela qualidade deste evento nacional e mante-lo no mais alto nível artístico. Queremos recepcionar, nos estúdios da TV Século 21 cantores, músicos e compositores e artistas gráficos que tem dignificado este doce ofício de louvar e amar ao nosso Deus, através da música.

O Maestro, Arranjador e Diretor Musical João Mourão segue coordenando e aperfeiçoando a estrutura de premiação, escolha de jurados e direção musical do Troféu nesta edição. Com muitos anos de experiência na música secular e religiosa, este artista é incansável na batalha para valorizar o fazer musical, agregando valor à equipe especialmente criada para a produção do Troféu Louvemos o Senhor.

Dia 8 de maio entrega dos Prêmios Técnicos e Instrumentais e dia 16 de Maio a grande festa de premiação e, com certeza, você é o nosso convidado especial.

Confira o Vídeo:

Clipe da música "Novo amanhã"



A Canção Nova, em parceria com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), lança o CD Jovens em Canção, em preparação à Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013…

O álbum traz onze hinos das edições anteriores da Jornada, evento que reúne jovens católicos do mundo todo para celebrar a fé, construindo laços entre diferentes povos e culturas.

Os hinos foram traduzidos para o português e receberam novos arranjos, que transmitem ao CD toda a emoção que marcou cada uma das Jornadas. Nos vocais estão grandes nomes da música católica.

Além dos hinos, o CD inclui as faixas bônus inéditas Ide ao mundo e Novo amanhã, inspiradas no tema da JMJ RIO 2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

Confira os intérpretes do CD:

Eugenio Jorge; Walmir Alencar; Márcio Pacheco; Thiago Tomé; Nilton Jr.; Samuel Ferreira; Davidson Silva; Dunga; Suely Façanha; André Leite; Pitter Di Laura; Marcelo Duarte; Diego Contiero; Cristiano Pinheiro; Eliana Ribeiro; Luciana Antunes; Graça Schelk; Dalvimar Gallo; Gustavo Osterno; Adriana; Ana Lúcia; Eros Biondini; Emanuel Stênio; Karina Maria; Gil Duarte; Olivia Ferreira; Márcio Todeschini; Lucas Corrêa; Ricardo Sá; Fátima Souza.

Confira: Clipe “Novo Amanhã”

O crescimento da música católica no mercado


Um segmento que cresce em ritmo acelerado, assim é possível definir a música católica. Antes restrita a produções quase independentes, com discos lançados por gravadoras específicas e até mesmo dentro dos ministérios católicos, agora a música católica ganha um maior destaque dentro das chamadas majors.

Para mostrar que está máxima de crescimento é verdadeira, basta lembrarmos dos trabalhos lançados pela Som Livre. No casting de artistas que tiveram suas músicas distribuídas em trabalhos próprios ou coletâneas, estão os grupos Anjos de Resgate, Canal da Graça e Banda Dom, além de músicos como Netinho, João Marcello e Adriana. Isso sem citar os mais conhecidos do grande público como o Padre Fábio de Melo , Padre Reginaldo Manzotti e a banda Rosa de Saron. Outras grandes gravadoras também já lançaram trabalhos voltados para o universo católico, como a Sony, com o Padre Antônio Maria, e a Universal, com o Padre Marcelo Rossi.

Quando a música católica começou a deixar os limites das paróquias para ser gravada em disco, isso ainda na década de 60, com o pioneirismo de Padre Zezinho, não era possível imaginar a grandeza de números. O primeiro álbum do Padre Marcelo Rossi, Músicas Para Louvar o Senhor (lançado em 1998), ultrapassou a marca de três milhões de discos vendidos. Em 2009 o Padre Fábio de Melo desbancou Zezé de Camargo e Luciano e Beyoncé, ficando no topo dos discos mais vendidos no Brasil, com Iluminar. E o sexto lugar na lista também era dele com Eu e o Tempo Ao Vivo.

E se os tais números acima não são suficientes pra demonstrar a explosão da música católica no país, basta darmos uma olhada no Festival Halleluya. Realizado anualmente em Fortaleza, no Ceará, o festival católico contou este ano com 40 atrações musicais, círculo de palestras e campanhas de doação de sangue e medula. Mas o que surpreende é o público. Entre os dias 20 e 24 de junho, mais de 970 mil pessoas compareceram ao evento. Em uma comparação rápida, a quarta edição do Rock in Rio, realizada ano passado, teve um público total de 700 mil pessoas, em cinco dias de festival. É a música católica conquistando cada vez mais espaço em um mundo pop. 
Fonte: Troféu Louvemos ao Senhor

sexta-feira, 4 de maio de 2012

I Gincana Cultural do Grupo de Jovens Jesus é o Senhor!



Nessa sexta-feiira (04/05/2012) irá acontecer a I Gincana Cultural do Grupo de Jovens Jesus é o Senhor !!
Local: Salão Paroquial do Gilberto Viana
Horário: 19:30 h
Todos os jovens estão convidados !
Não percam !
Se eu fosse você não ficaria de fora!
Diversão,animação e muita canção...!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Contra o aborto, os católicos devem ser a voz dos que não têm voz.


O arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Mons. José H. Gomez disse que com a ameaça do aborto, os católicos devem ser a voz dos que não têm voz: os recem nascidos.

Em seu artigo intitulado “Defender a Verdade Sobre a Vida”, e publicado hoje no jornal arquidiocesano de Los Angeles em espanhol Vida Nueva, o Prelado de origem mexicana disse que “somos chamados a ser uma voz para aqueles que não têm voz. Somos chamados para ajudar a nossa sociedade a ver que cada vida humana desde a concepção até a morte natural é sagrada e preciosa para Deus. ”

No artigo no qual analisa as consequências da sentença Roe versus Wade da Suprema Corte dos Estados Unidos que em 1973 que legalizou o aborto neste país, o arcebispo recordou que “como católicos, nós celebramos o Deus da vida. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Jesus deu à sua Igreja uma missão e a cada um de nós o direito de proclamar o Evangelho da vida”.

Devido aos questionamentos de alguns sobre o papel da Igreja que “erro” contra o aborto, Dom Gomez lembrou que esta questão “é um assunto de verdade e de princípios básicos . A verdade é a verdade, seja reconhecida ou não por nossa sociedade”.

“Para ilustrar um caso semelhante, o arcebispo recorda a luta para derrotar a escravidão americana “, teve que ir muito longe, e permitir que muitas gerações e vidas inocentes fossem perdidas antes que esta nação visse finalmente a verdade sobre a humanidade e a plena dignidade dos afro- americanos. ”

Diante dessa realidade, o arcebispo expressou sua esperança de que um dia os americanos “também começarão a ver a verdade sobre a humanidade dos fetos e do embrião humano. É apenas uma questão de tempo. Talvez em anos, talvez em décadas. Mas o tempo virá. Porque esta é a verdade. ”

“E não é uma verdade ” religiosa “o aborto não é apenas uma questão” católica “, disse ele.

O Arcebispo de Los Angeles, em seguida, descreveu que “o nosso país foi fundado sobre uma verdade moral: que todos os homens e mulheres são criados iguais e nascem com os direitos dados por Deus à vida, a liberdade e à busca da felicidade” .

“Roe versus Wade colocou ao revés esta bela verdade. O Supremo Tribunal, com efeito, disse que nossos direitos não vêm de Deus, mas são concedidos pelo governo, tribunais e órgãos legislativos.”

O Arcebispo Gomez ressaltou que “o direito à vida é o fundamento de todos os direitos de liberdades em nossa sociedade”, depois que ele finalmente anunciou que no sábado 21 janeiro celebrerá uma missa na Catedral de Nossa Senhora dos Anjos por todas as crianças abortadas, e convidou todos os fiéis a participar dela.
Fonte: Católicos do Brasil

Encontrados no Santo Sudário restos de unguentos de 2 mil anos atrás


A investigadora italiana Marzia Boi assegurou nesta segunda-feira, 30 de abril, em Valência que os restos de pólen encontrados no Santo Sudário de Turim não só correspondem com os que foram se depositando fortuitamente no tecido ao longo da história, mas também guardam uma correspondência “com os dos ungüentos e flores que se utilizavam para ritos funerários há 2.000 anos”, informou a Arquidiocese de Valência em um comunicado.

O trabalho da pesquisadora, exposto no Congresso Internacional sobre o Santo Sudário que se celebra em Valência, se acrescenta a outros estudos apresentados neste simpósio que mostram a compatibilidade entre o corpo envolvido com a Síndone e o de Jesus Cristo.

Em sua exposição, Marzia Boi, que trabalha no laboratório de Botânica do departamento de Biologia da Universidade das Ilhas Balear, argumentou também que no Evangelho se descreve que a sepultura de Jesus foi realizada com honras de reis, “o que implicava a preparação do cadáver com bálsamos e óleos”.

Ao analisar no microscópio as fotos dos polens extraídos em anteriores investigações sobre o Santo Sudário, a investigadora identificou tipos de plantas que “conforme está documentado desde antigo”, eram usualmente utilizadas para os enterros.

Entre elas, no Santo Sudário há polens principalmente de Helichrysum, segundo sua observação, assim como láudano, terebinto, gálbano aromático ou lentisco.

A identificação dessas plantas supõe, segundo a Dra. Boi, “um dado adicional que confirma que o homem do Sudário poderia ser Jesus”.

A investigadora indicou que a revisão por parte de especialistas paleólogos de todos os “polens do sudário ajudaria a identificá-los melhor”. Do mesmo modo, ela reparou em que os óleos e ungüentos presentes no manto o conservaram por conterem potentes elementos repelentes de insetos e fungos.
Fonte: Católicos do Brasil